Cooktop – Um fogão moderno para sua cozinha



O fogão é, provavelmente, o eletrodoméstico que mais evolui nos últimos 50 anos. Do fogão a lenha até o moderno cooktop por indução, ele sofreu significativas mudanças e hoje é além da ferramenta de preparo de alimentos uma peça de decoração da casa. Vamos conhecer vários modelos de cooktops e como instalar um cooktop em sua cozinha.

Tipos de cooktop

O cooktop pode ser encontrado em diversos modelos, potências e formas de aquecimento. Os mais comuns são o cooktop a gás, cooktop elétrico e o mais moderno, o cooktop por indução. Vamos ver como funciona cada tipo de cooktop nos parágrafos a seguir.

Cooktop a gás

cooktop gás cozinha retangular

O modelo mais comum nas cozinhas contemporâneas, ele é feito como um fogão normal. Com fogareiros alimentados a gás e trempes normalmente feito de um material esmaltado super resistente. Podem ser fabricados sobre uma tampa de inox ou os mais modernos sobre vidro temperado.

Cooktop elétrico

cooktop elétrico cozinha vidro temperado

O modelo elétrico é um dos mais práticos pois dispensam a instalação de gás. Ele é composto por uma resistência elétrica que se aquece até atingir uma temperatura ideal. O contra deste modelo é o alto consumo de energia.

Cooktop por indução

cooktop  indução cozinha quadrado

O modelo por  indução funciona através da geração de um campo eletromagnético entre a base das panelas e as bobinas de cobre energizadas com corrente alternada, posicionadas abaixo da superfície cerâmica. Desse modo, toda a energia vai para o alimento, sem perda de calor para o ambiente, como em modos convencionais. O único porém desse tipo de cooktop é a necessidade de panelas especiais.

Como instalar

Primeiramente é bom observar o tamanho do seu aparelho, ele varia de acordo com a sua marca e modelo. Recomendamos que o corte na bancada seja feito por uma casa especializada. Peça uma visita para o pessoal da marmoraria. Caso você ainda não fabricou a bancada, passe o modelo do cooktop para a marmoraria que provavelmente eles sabem a medida para um perfeito encaixe.
Para a instalação do gás, deve-se utilizar  mangueira flexível metálica. Ela evita acidentes com excesso de temperatura, já que muitas pessoas instalam o forno abaixo da bancada . A tomada de acendimento automático deve ser instalada sob a bancada e deve ser feita a ligação do fio terra para evitar curtos e acidentes.

Fotos e modelos

Você pode encontrar modelos de cooktop no site da Brastemp

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments