Cozinha Industrial



Construir uma cozinha industrial não é uma tarefa das mais simples. Uma cozinha industrial precisa de equipamentos e utensílios adequados as suas respectivas áreas. Diversos equipamentos são necessários para montar uma cozinha industrial. Afinal uma cozinha industrial é feita para fornecer alimentação para centenas (e até milhares de pessoas) visando qualidade e higiene.

cozinha-industrial-9

Como montar uma cozinha industrial

Primeira coisa que se deve ter em mente é o tamanho da sua cozinha e o que você vai produzir nela. Se a sua idéia é fornecer guarnições, lanches e etc e qual o tamanho do público que deseja atingir. Em resumo, cada cozinha industrial possui suas especificidades que vão de acordo com a demanda e objetivo do restaurante.

Mas há pontos em comum entre as cozinhas industriais, independente do seu tamanho. Esses pontos são as divisões que são elas divisão de centro de trabalho, centro de refrigeração, centro de produção, açougue, centro de fornos, área de preparo de vegetais, cocção, entre outras. Um ponto muito importante de uma cozinha industrial é a câmara frigorífica. Dependendo do foco do seu restaurante, ela pode se tornar a área mais importante da sua cozinha. Muitas vezes são construidas mas pode-se encontrar algumas pré montadas.

Equipamentos para cozinha industrial

Na área de preparo ficam as maiorias dos equipamentos da sua cozinha industrial. É na área de preparo ou área de produção que os vegetais e outros alimentos são preparados para encarar o fogão. Os equipamentos mais comuns são liquidificadores, moedores, processadores, mixers, fatiadores, batedeiras, descascadores, cilindros, modeladoras, entre outras máquinas de food service e panificação.

COZINHA_INDUSTRIAL equipamentos

Saindo da área de preparo, vamos para a área de cocção, ou seja, de cozer, fritar, grelhar ou assar. Lá onde ficam os equipamentos de finalização do preparo, como fornos combinados, os fogões industriais, as fritadeiras, as bifeteiras e todos os outros equipamentos necessários para a cocção.

Utensílios para cozinha industrial

Como já dito anteriormente, os utensílios para cozinha industrial também variam de acordo com o ramo de alimento que você pretende preparar. Os mais básicos são, além dos talheres, os cutelos, caldeirões, panelas de pressão , grills, fervedores, caçarolas, passadores de arroz, paelleras, molheiras, omeleteiras, diversas formas e assadeiras, tigelas, torteiras, tábuas, suportes, secadores de saladas, cozerellas, pegadores, entre outros.

Não vale esquecer dos EPIs utilizados na cozinha industrial. Tanto para proteger os alimentos de contaminação quanto os profissionais em relação a segurança pessoal.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments